.
 
 

Diretoria

Foto do Presidente

Presidente

Jorge Fontes Hereda
presidencia@caixa.gov.br

Natural de Salvador (Bahia), Jorge Fontes Hereda nasceu no dia 27 de setembro de 1956. Formou-se em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e fez mestrado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo (USP).

De 1993 a 2002, acumulou experiência nas secretarias paulistas de Habitação e Desenvolvimento Urbano do município de Diadema, de Desenvolvimento Sustentado de Ribeirão Pires, de Serviços e Obras de São Paulo e como secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Além disso, foi presidente da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB).

Já no governo federal, entre os anos de 2003 e 2005, foi secretário de Habitação do Ministério das Cidades. Em 2005, assumiu a vice-presidência de Governo da Caixa Econômica Federal, cargo que ocupou até março de 2011, quando assumiu a presidência da instituição.

Caso deseje entrar em contato com o Presidente e sua equipe, envie e-mail para falecomopresidente@caixa.gov.br.

Foto do Vice-Presidente de Atendimento, Distribuição e Negócios

Vice-Presidência de Varejo e Atendimento

José Henrique Marques da Cruz
vivar@caixa.gov.br

Natural de Três Rios (RJ), José Henrique Marques da Cruz nasceu no dia 2 de setembro de 1964. Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Prof.ª Nair Fortes Abu-Merhy,  pós-graduação e MBA em Economia de Empresas e Gestão Estratégica para a Sustentabilidade e curso de extensão em Gestão Pública e Consultoria Empresarial.

Iniciou sua carreira aos 16 anos no banco Bradesco, onde exerceu diversas funções até assumir o cargo de gerente de agência em 1989, mesmo ano em que foi admitido pela CAIXA. Na instituição, atuou como gerente de mercado, superintendente regional e superintendente nacional. Entre novembro de 2010 e abril de 2011, exerceu o cargo de diretor comercial do Banco Panamericano por indicação da CAIXA.

Atualmente exerce na CAIXA a função de Vice-Presidente de Atendimento, Distribuição e Negócios.

 

Foto do Vice-Presidente de Ativos de Terceiros

Vice-Presidência de Gestão de Ativos de Terceiros

Marcos Roberto Vasconcelos
viter@caixa.gov.br

Marcos Roberto Vasconcelos nasceu em Ponta Grossa/PR, em 17 de abril de 1969. Graduado em Ciências Econômicas, pela Universidade Federal do Paraná,  pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Teoria Econômica, também cursado na Universidade Estadual de Campinas.

No Paraná, foi Professor de graduação e pós-graduação do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá, além de Coordenador do Programa de Mestrado em Economia da Universidade.

Também foi assessor da Secretaria de Governo da prefeitura de Maringá e ocupou o cargo de Consultor no projeto "Reorganização Mundial do Setor de Serviços Financeiros e as Negociações Brasileiras na Rodada 2000 da OMC: Avaliação do Potencial de Competitividade Internacional das Empresas Nacionais de Serviços Financeiros" – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)/Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Ocupou ainda as funções de Vice-presidente da Maringá Crédito Solidário – Oscip de Microcrédito, de Consultor no projeto "Construção de Modelo Estatístico Nacional para o Comércio Internacional de Serviços" – Ministério das Relações Exteriores/ Banco Mundial e de Consultor da Presidência da CAIXA.

Atualmente é Vice-Presidente de Ativos de Terceiros da CAIXA.

Foto do Vice-Presidente de Controle e Risco

Vice-Presidência de Controle e Risco

Raphael Rezende Neto
vicor@caixa.gov.br

Raphael Rezende Neto nasceu em Brasília (DF), no dia 24 de janeiro de 1965. Com graduação em Ciências Contábeis pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF) e pós-graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Getulio Vargas (FGV), complementou os estudos com o MBA em Controladoria pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi – USP).

Sua experiência profissional começou na Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) como tesoureiro. Em 1989, foi admitido pela CAIXA, onde acumulou experiência nas funções de gerente de Núcleo Tributos e gerente executivo de Tributos, até passar para a área de Controles Internos, em que foi gerente nacional, superintendente nacional e diretor executivo. Em novembro de 2010, foi indicado pela CAIXA a ser diretor estatutário de Controle e Risco do Banco Panamericano.

Na CAIXA também pôde se especializar na área de Governança Corporativa ao ser presidente e membro de diversos comitês, como o de Ética, de Risco Operacional e de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, e conselhos, como o Fiscal da Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF).

Atualmente exerce na CAIXA a função de Vice-Presidente de Controle e Risco.

Foto do Vice-Presidente de Finanças

Vice-Presidência de Finanças e Controladoria

Márcio Percival Alves Pinto
vific@caixa.gov.br

Márcio Percival Alves Pinto nasceu em São Paulo em 21 de setembro de 1950. É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo, possui Mestrado e Doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Dentro da própria Unicamp, atuou como professor e Diretor do Instituto de Economia.
Foi Diretor-executivo da Fundação Seade e Chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Ainda exerceu a função de Chefe de Gabinete da Nossa Caixa São Paulo.

Atualmente ocupa na CAIXA a Vice-Presidência de Finanças.

Foto do Vice-Presidente de Fundos de Governo e Loterias

Vice-Presidência de Fundos de Governo e Loterias

Fabio Ferreira Cleto
vifug@caixa.gov.br

Com 39 anos, Fabio Ferreira Cleto é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem Mestrado em Modelagem Matemática pelo IME/FEA (USP). Fabio começou sua carreira como analista de renda variável em diversos bancos, como ABC Roma, Nacional Multiplic e Dresdner Bank. Além disso, tem forte experiência em corretagem na Bovespa e BM&F, Análise de Risco de Crédito e em Risk Management. Entre os anos de 2002 e 2009, foi Head Trader Moeda Nacional na mesa proprietária do Banco Itaú, sendo responsável pela Gestão da Carteira de Derivativos, Títulos Públicos, Carteira de Títulos Privados, Carteira de Papéis Securitizados entre outros.

Antes de fazer parte do grupo de executivos da CAIXA, atuou durante um ano como CEO no Fundo de Investidor Estrangeiro na Aquitaine Investments LLC, onde tinha responsabilidade total pela Gestão do Fundo, Arbitragem de moedas(onshore /offshore), Gestão da Carteira de Renda Variável e Gestão de Carteira de Renda Fixa Brasil (títulos renda fixa / futuros / opções).

Atualmente exerce na CAIXA a função de Vice-Presidente de Fundos de Governo e Loterias.

Foto do Vice-Presidente de Gestão de Pessoas

Vice-Presidência de Gestão de Pessoas

Sergio Pinheiro Rodrigues
vipes@caixa.gov.br

Sergio Pinheiro Rodrigues nasceu em São Luís, Maranhão, em 17 de fevereiro de 1946. Possui graduação em Administração de Empresas, pela Universidade Augusto Mota do Rio de Janeiro.

Foi Diretor do Banco do Brasil e atuou como representante daquela instituição no Conselho de Administração da Cobra Tecnologia. Fez parte do Conselho Fiscal da Cia. Paulista de Força e Luz – CPFL, em São Paulo, como representante da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI) e ainda integrou o Conselho de Autoridades Portuárias – CAP, do Estado do Maranhão.

Na prefeitura Municipal de São Luís, exerceu cargos de Secretário Municipal de Turismo, Assessor de Planejamento Fazendário – Secretaria Municipal de Fazenda, Assessor Especial do Prefeito, Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento e Presidente da Companhia de Limpeza e Serviços Urbanos (Coliseu).

Foi também Diretor-Presidente do Banco do Estado do Maranhão, Superintendente Estadual no Espírito Santo e Assessor da Presidência do Banco do Brasil, além de assessor parlamentar no Senado Federal.

Atualmente é Vice-Presidente de Gestão de Pessoas.

Foto do Vice-Presidente de Governo

Vice-Presidente de Habitação

José Urbano Duarte
vihab@caixa.gov.br

Mineiro da cidade de São Gotardo, José Urbano Duarte tem 53 anos. É formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado em Economia de Empresas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Funcionário de carreira da CAIXA, ingressou na instituição em 1981 na área de Previdência e Saúde. Acumulou experiência ao trabalhar em diversas agências de Minas Gerais até tornar-se gerente-geral. Em 1995, assumiu o cargo de superintendente regional para o Triângulo Mineiro. Em 2000, foi designado para o cargo de superintendente nacional da Rede de Negócios em todo o Brasil, e no ano seguinte tornou-se diretor da área, onde permaneceu até 2003. Em 2004, passou a ocupar a superintendência regional em Brasília.

Entre setembro de 2009 e dezembro de 2010, conduziu a gestão do Programa Minha Casa Minha Vida como superintendente nacional na área criada para esta finalidade. Em janeiro de 2011, ocupou a superintendência regional em Brasília. Atualmente exerce na CAIXA a função de Vice-Presidente de Governo.

Foto do Vice-Presidente de Logística

Vice-Presidência de Operações Corporativas

Paulo Roberto dos Santos
viope@caixa.gov.br

Natural de Curitiba (PR), Paulo Roberto dos Santos nasceu em 04 de dezembro de 1964. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, possui pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil e MBA em Gestão Estratégica para um Desenvolvimento Sustentável. Paulo iniciou sua carreira na CAIXA em 1989 como advogado e em 1995 assumiu o cargo de Gerente do Jurídico Regional no estado de Mato Grosso do Sul. Em 2003, passou a responder pela Gerência Nacional de Atendimento Jurídico, área de coordenação nacional da Consultoria Jurídica da CAIXA.

No ano de 2005, assumiu presidência da Diretoria Executiva da empresa e em 2007 passou a exercer a função de Ouvidor da CAIXA, com as atribuições de defender internamente os direitos dos clientes, atuando como canal de comunicação entre ela e os usuários de seus serviços.

Desde maio de 2009 até a data em que foi nomeado Vice-Presidente da CAIXA, exerceu a função de Superintendente Nacional de Contratações.

Foto do Vice-Presidente de Pessoa Física

Vice-Presidência de Negócios Emergentes

Fábio Lenza
viner@caixa.gov.br

Fábio Lenza é o Vice-Presidente de Pessoa Física da Caixa Econômica Federal desde 2007 onde também atuou como Vice-Presidente de Negócios Bancários e Imobiliários de 2003 a 2007. Foi Presidente do Conselho Fiscal da Caixa Vida e Previdência de 2003 a 2005 e Diretor Alterno do BIAPE (Banco Interamericano de Poupança e Empréstimos) de 2006 a 2009.

É membro do Conselho Nacional de Turismo; membro do Conselho Deliberativo da ABECIP – Associação Brasileira de Entidades de Crédito imobiliário e Poupança; membro do Conselho Fiscal da FUNCEF e membro do Conselho Consultivo da Mastercard na região da América Latina e Caribe.

Sua experiência profissional nos últimos 29 anos inclui outras áreas de atuação na CAIXA, tais como Loterias, Administrativa, Marketing, Rede de Agências, Informações Gerenciais, Telemarketing, Canais Alternativos e Controle e Finanças.

É bacharel em Engenharia Civil junto à Universidade de Brasília/DF.

Foto do Vice-Presidente de Tecnologia da Informação

Vice-Presidência de Tecnologia da Informação

Joaquim Lima de Oliveira
vitec@caixa.gov.br

Joaquim Lima de Oliveira nasceu em Tianguá/CE, em 18 de de julho de 1956. Graduado em Psicologia e Administração, com especialização em Desenvolvimento Urbano e Pós graduação em Administração Pública pela FGV.

Entrou na CAIXA em 1979 e exerceu diversas funções e cargos na empresa como: Chefe de Divisão, Gerente Executivo, Chefe de Departamento e Diretor.

Representa a CAIXA como Conselheiro em diversos Conselhos e exercia anteriormente a função de Vice-Presidente de Fundos de Governo e Loterias.

Atualmente exerce na CAIXA a função de Vice-Presidente de Tecnologia da Informação.

Foto do Vice-Presidente de Governo<

Vice-Presidência de Governo

Gilberto Magalhães Occhi
vigov@caixa.gov.br

Natural de Ubá (MG), Gilberto Magalhães Occhi nasceu em 24 de julho de 1958. Possui graduação em Direito pela Universidade de Vila Velha (ES) e pós-graduação nas áreas de Finanças e Mercado Financeiro pela Universidade de Vila Velha (ES), Gestão Empresarial pela Universidade de Brasília e Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília.

Funcionário de carreira da CAIXA, ingressou na instituição em 1980 e acumulou experiência como Gerente em diversas áreas da Caixa e do BNH, tais como, nas áreas de Tesouraria, Saneamento, Habitação Popular e Cobrança.

Em 1995, assumiu o cargo de Gerente de Mercado no Espírito Santo. Em 2004, foi designado para o cargo de Superintendente Regional em Sergipe. Em 2008, passou a ocupar o cargo de Superintendente Regional em Alagoas, quando, à época, atuou também como Conselheiro Deliberativo do SEBRAE/AL. Em 2011, assumiu o cargo de Superintendente Nacional da Região Nordeste.

Atualmente exerce na Caixa a função de Vice-Presidente de Governo.